Matos Autos Antigos

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terça-feira, 23 de março de 2010

História do Opala

O Opala foi lançado no Salão do Automóvel em 19 de novembro de 1968 e foi produzido até 16 de abril de 1992, sendo que nesses 23 anos foram produzidas exatas e precisas 1.000.000 de unidades.

No dia 16 de abril de 1992, uma quinta-feira da Semana Santa, uma solenidade foi realizada na fábrica de São Caetano do Sul, em São Paulo. Por volta das 14 horas, deixou a linha de montagem o Opala de número um milhão. Na ocasião, porém, o modelo também despediu-se de seu público, para sempre. Foi o último exemplar produzido, representando o fim de uma Era. Aperfeiçoado em regulares e freqüentes intervalos de tempo, o Opala refletiu o próprio desenvolvimento da indústria automobilística no Brasil, nesses 23 anos em que esteve em linha. A milionésima e última unidade fabricada, um Diplomata vinho perolizado com estofamento em couro, estava sendo preservada para compor o acervo do Museu da empresa. Recentemente o carro foi repassado à ULBRA (Universidade Luterana Brasileira) em Canoas, RS, para fazer parte do acervo do Museu da Tecnologia, um dos maiores museus do mundo referente a indústria automobilística.

Em 2001, o Opala foi eleito o Carro do Século do Brasil, concorrendo com os não menos nobres e dignos Ford Maverick e os Dodge’s. Por curiosidade, o Volkswagen Fusca ficou em segundo lugar e o Dodge Charger R/T em terceiro.

Nas pistas o Opala e o motor 250 foram gloriosos, pois estiveram na Stock Car de 79 a 99 equipando o Opala e o Omega 250 sendo a categoria mais importante do automobilismo nacional. Foram 230 corridas e 21 temporadas. O motor 250 continuou sendo utilizado até o final de 2003 nos veículos da Stock Car Light que em 2004 passam a utilizar motor V8 semelhantes aos V8 utilizados na Stock Car V8, porém com potência na casa dos 350cv.

O Opala ganhou notoriedade internacional quando em 1982 foi convidado a participar de uma corrida em Estoril, Portugal, e não é necessário dizer que os tempos do lendário e glorioso Opalão foram melhores que os europeus.

Na tradicional Mil Milhas Brasileiras foram modestas 9 vitórias, vencendo sem desmerecer os concorrentes (vencê-los foi motivo de orgulho pois são veículos excepcionais) tais como Ford Mustang, Chevrolet Camaro, Ford Maverick e até um Chevrolet Corvette de corrida moderno.

Nas provas de arrancada sempre fizeram bonito e venceram a grande maioria de norte a sul do país, perdendo a supremacia somente após a abertura de importações e entrada de concorrentes de peso. Existem Opala’s com mais de 1.000HP e que fazem o quarto de milha em menos de 8s.

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