Matos Autos Antigos

Matos Autos Antigos
Matos Autos Antigos

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Tudo para você celebrar o aniversário do Volkswagen Gol

Texto: Rodrigo Samy
Fotos: Divulgação

(09-04-10) – Odiado, amado, recauchutado, glamourado, pisoteado, lisonjeado, enobrecido e o mais vendido. Não adianta. Sempre haverá algum qualitativo para o Volkswagen Gol. Afinal, ele substituiu o Fusca com muita honra. Nesta semana, o modelo popular está completando 30 anos de sucesso.

Para justificar o adjetivo sucesso pode-se colocar que ele é o carro mais vendido na história do automóvel no Brasil ou que é o automóvel mais vendido durante 23 anos.

O primeiro modelo foi lançado em 1980, desde lá foram fabricadas mais de 6 milhões de unidades, a maior parte delas (mais de 5 milhões) vendida no mercado interno.

Quatro gerações

Primeira saga de um campeão: refrigeração a ar

O projeto do Gol começou em 1976 e seu desenvolvimento exigiu um milhão de quilômetros de testes em ruas e estradas, no Brasil e exterior. Sua primeira versão chegou ao mercado equipada com motor 1,3-litro refrigerado a ar. Tanto que a versão da época foi apelidada de batedeira. Com tração dianteira, suas linhas se inspiravam nas do Passat.

1994 – Geração II – o “Bolinha”

A primeira grande transformação do Gol ocorreu em 1994, com a chegada de sua segunda geração. O design arredondado originou o apelido carinhoso de “Bolinha” e foi desenvolvido a partir de pesquisas visando atender às sugestões de aperfeiçoamento dadas pelos clientes: mais espaço interno, porta-malas maior, mais segurança e menor nível de ruído.

1999 – Geração III

Segundo o material de divulgação disparado pela Volkswagen, a aparência mais dinâmica e esportiva foi a tônica da Geração III, que trouxe consigo uma grande evolução na qualidade no acabamento, perceptível desde as junções das chapas até os tecidos de revestimento. Realmente, a Geração III ficou tão bem estruturada que foi difícil tirá-la da jogada.

Em 2005, chegou o Gol G4, uma reestilização da Geração III com uma “cara” mais limpa e arredondada. Ou seja, a verdadeira Geração III perdurou até o limite. Tanto que o seu motor longitudinal e alguns componentes do Gol começaram a se perder com o tempo. Foram nove anos de sucesso, mas ele precisava mudar. Mudou! O novo Gol chegou e já acumula alguns recalls. Algo natural de um iniciante que tem a obrigação de manter a fama conquistada por 30 anos.

2008 – Novo Gol

O Novo Gol introduziu uma nova plataforma, com motor posicionado transversalmente aumentando a disponibilidade de espaço e o conforto dos ocupantes. Além do novo design, o carro ganhou muito em segurança e dirigibilidade. O volume de vendas confirma que a quinta geração foi muito bem recebida pelos consumidores.

Linha do tempo

1980 – Lançamento em 15 de maio em Campos do Jordão (SP), com motor 1.3 refrigerado a ar (gasolina ou álcool).

1981 – Novo motor 1.6 refrigerado a ar (gasolina ou álcool). Lançamento da versão furgão.

1982 – Lançamento da Série Copa.

1984 – Lançamento do motor 1.6 refrigerado a água e do motor 1.8 S.

1985 – Lançamento da série especial Plus.

1986 – Ganha o motor 1.6 biela longa em algumas versões.

1987 – Assume a liderança do mercado nacional para nunca mais sair do topo.

1989 – Lançamento do Gol GTI, primeiro automóvel brasileiro equipado com injeção eletrônica.

1990 – Apresenta os motores AP 1800 e AE 1600.

1991 – Nova frente: faróis, lanternas, grades, capô, pára-lamas e pára-brisa laminados para todas as versões.

1992 – Carburador eletrônico nas versões com motor AP 1800.

1993 – Primeira versão 1.0 com motor de 50 cv.

1994 – Série Copa e direção hidráulica de série nas versões GTS e GTI.

1995 – Início da Geração II. Novo design. Injeção eletrônica para todos os modelos (menos 1.0 carburado). Nova versão GTI 16V. Lançamento da série especial Rolling Stones.

1996 – Lançamento da nova versão 1000i. Fim da versão 1.0 com carburador. Lançamento da série especial Atlanta.

1997 – Injeção multiponto para todas as versões. Barra de proteção lateral nas portas, tanque de combustível em plástico, painel de instrumentos com iluminação verde, novas roldanas e aletas dos difusores de ar, novo plano de manutenção de 15 mil/km. Lançamento da nova versão 1.0 16V.

1998 – Início das versões quatro portas. Lançamento da nova versão GTI 2000 16V. Lançamento do Gol Special 1.0 2 portas.

1999 – Lançamento da Geração III, com novo design.

2000 – Lançamento da nova versão 1.0 16V Turbo (o 1º motor 1.0 turboalimentado do Brasil).

2001 – Gol supera a produção do Fusca no Brasil. Lançamento da Série Ouro, que comemora esse recorde e os 14 anos de liderança consecutiva no mercado nacional. Lançamento das séries especiais Fun e Highway. Gol Geração III ganha versão de entrada com quatro portas.

2002 – Lançamento do novo motor 1.0 16V (família EA-111) com 10% a mais de potência. Sistema de aceleração eletrônica inteligente E-Gas. Cabeçote com sistema RSH (acionamento das válvulas por balancins roletados). Nova chave de ignição igual à do Golf. Lançamento das versões Plus, Comfortline e Sportline, do 1.0 16V Turbo Sportline, 1.6 e 1.8 Comfortline, 2.0 Sportline, Gol Trend e Gol Power. Lançamento da série especial Sport, relativa à Copa do Mundo.

2003 – Lançamento do Gol Total Flex, primeiro carro nacional bicombustível. O Gol estabelece recordes mundiais de endurance em provas de cinco mil, 10 mil e 25 mil quilômetros de extensão homologadas pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo). Lançamento do Gol Special Geração III duas portas. Comemora em 10 de julho marco histórico de quatro milhões de Gol produzidos. Lançamento do Gol City como versão de entrada.

2004 – Lançamento em 26 de agosto da nova série especial Gol Rallye, com suspensão elevada em 27mm em relação aos modelos convencionais e vários equipamentos exclusivos. Em dezembro, Volkswagen do Brasil comemorou 500.000 Gol exportados para 50 países.

2005 – Lançamento do Gol 1.0 Total Flex, o primeiro carro de entrada bicombustível do País, que popularizou o acesso à nova tecnologia.

2007 – Chega ao 20º ano de liderança no mercado nacional, comemorando cinco milhões de unidades produzidas.

2008 – Alcança o marco de 5,7 milhões de unidades produzidas e 4,7 milhões vendidas no Brasil. Lançamento do Novo Gol.

2010 – Trinta anos de fabricação. Lançamento da série especial Gol Seleção, com três mil unidades. A primeira versão do Gol (1980) passa a ser considerada histórica, com direito a receber placas pretas, exclusivas para carros com mais de 30 anos de idade.

Para entrar na festa:

O Gol Fest, evento que marca a comemoração dos 30 anos de produção do Gol, que a Volkswagen realiza no próximo sábado (10/4),contará com dezenas de atrações e atividades interativas.

No local, um show de manobras radicais, a cargo da Equipe Esteves, deverá atrair atenções que se repetirão ao longo do dia. Os pilotos irão executar derrapagens, andar em duas rodas e outras proezas ao volante de seus carros.

Simultaneamente, o público poderá participar das demonstrações práticas de como funcionam os freios ABS em piso molhado, além do acionamento do sistema de airbags em testes de colisão simulados. A habilidade dos participantes da festa com a bola será posta a prova no espaço “É Gol do Brasil”, onde serão desafiados a acertar um chute na janela do carro.

Carros customizados radicais e modelos equipados com sistemas de som especiais terão uma área especial. Os modelos mais destacados vão receber prêmios e participarão de um desfile no final do evento.

A festa será uma oportunidade inédita de um encontro entre os aficionados do Gol. Três sorteios, que darão direito a um Gol cada um, acontecerão ao longo do dia. São esperadas mais de 20 mil pessoas. A programação contempla todas as idades e interesses e contará com áreas específicas para crianças e o público feminino.

Mais informações sobre o Gol Fest podem ser encontrados no hotsite www.vw.com.br/golfest.

Informações úteis:

Local: Sambódromo do Anhembi, Av. Olavo Fontoura, São Paulo
Data: sábado, 10 de abril
Horário de entrada: das 09h00 às 17h00
Estacionamento disponível no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário